Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Just Be

A vida depois do diário, que aqui partilhei ao longo de um tempo. Aqui vou continuar a partilhar "coisas" da vida e do que me rodeia. Viver, é agora a palavra de ordem.

Just Be

A vida depois do diário, que aqui partilhei ao longo de um tempo. Aqui vou continuar a partilhar "coisas" da vida e do que me rodeia. Viver, é agora a palavra de ordem.

23
Mar20

O lado positivo desta crise - Menos Desperdício

Just Be

O Covid-19 tem muitos aspectos negativos, e espero que não levem a mal o que vou escrevendo nestes dias. Mas eu tento sempre ver o lado positivo das situações, por muito más que elas sejam. 

E dei por mim a pensar em várias vantagens que esta pandemia trouxe à vida das pessoas, e não só.

Hoje venho falar de um outro lado positivo: Desperdiçar menos.

Começando pela Despensa e Frigorífico:

Muitos de nós, deixam por exemplo expirar a data de validade de produtos alimentares que estão na despensa, não se reaproveitam os restos, entre outros hábitos de desperdício. Quem se Lembra da Filipa Vacondeus? ela ensinava a aproveitar toda a comida.

Há quem não faça listas ou, as faça mal antes de irmos ao supermercado, não planeando as refeições e verificando o que temos em casa. E assim de deita muita comida fora, que apodrece no frigorífico, ou a fruta que não se come pela mais antiga, entre outros maus hábitos que se adquirem ao longo da vida.

Agora vamos falar de cosmética e produtos de higiene pessoal:

Aqui as mulheres são peritas em coleccionar produtos: cremes e produtos para tudo e mais alguma coisa. Por vezes ainda nem acabamos um e já estamos a comprar outro. Reparo sempre quando vou à casa de banho de alguém e percebo que o homem de uma forma geral tem apenas o essencial e ocupa 1/10 do espaço da mulher seja na zona do lavatório, seja na banheira. Será que precisamos de tanta coisa? Agora é hora de usar tudo até ao fim e não voltar a acumular desnecessariamente. 

Depois ainda temos a maquilhagem: 7 conjuntos de sombra, 10 batons? Para quê? A resposta é sempre a mesma: uns são para a noite, outros para dias festivos e outros para o dia a dia. Os batons têm todos cores diferentes, depende do mood do dia.

Aproveitem agora, e maquilhem-se, mesmo sem sair à rua, e vejam realmente quais são as cores que mais usam e quando acabarem, tenho apenas uma palete média de sombras ou duas pequenas, uma para de dia e outra para a noite. Se repararem muitos desses produtos têm no máximo um ano de validade e será que ao fim de um ano usamos tudo? A resposta deverá ser não. E no meu caso não arrisco colocar nada nos olhos com mais de dois meses fora da validade.

Esta também é uma boa altura para dar volta aos armários, vejam o que já não vos serve, o que já não usam há mais de dois anos, e como agora há tempo, tirem fotos para colocarem posteriormente em sites de venda. Agora é mais complicado de vender, porque ninguém vai aos correios enviar encomendas. Assim ainda pode ganhar um dinheiro extra e aliviar a casa. 

Acho que esta altura é de facto boa, para fazer uma boa limpeza quer higiencia, quer de coisas que não nos fazem falta absolutamente nenhuma.

Se quiserem posso fazer posts, pois tenho imensas coisas escritas sobre isso, sobre a minha experiência rumo ao minimalismo:

Ordem correcta de destralhar

Fazer um armário funcional

Reutilizar ou transformar o que temos

Dicas de Poupança

Ou talvez faça um e-Book e venda online a 2 Euros, afinal neste momento fiquei sem rendimentos. Digam se o comprariam livros sobre organização e poupança domésticas?

Sinto que estamos mo momento certo para mudarmos muita coisa, temos tempo e eu posso fornecer conteudo para ajudar nesse processo que iniciei há algum tempo. Aliás, agora, até estou a sofrer em algumas coisas por causa disso. ainda não consegui comprar papel higiénico, mas como compro o compacto, ainda vou ter por mais 2 semanas. Lá está, deixei de transformar a minha casa numa loja. Mas confesso que mal me apercebi do que ia acontecer comprei mais mantimentos, sobretudo congelados e enlatados. Mas não comprei para 6 meses. 

Resta saber quem vai aproveitar este momento para reflectir e quem sabe mudar o seu estilo de vida.

pots-716579_1920.jpgImagem: Pixabay

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Plano Nacional Leitura-mrec
sabe-o-que-anda-a-comer-mrec
a-ansiedade-nos-nossos-dias-mrec
Blogs Portugal

Em destaque no SAPO Blogs
pub